
Lançamentos do Minha Casa Minha Vida subiram 24% em 2018
Setor prevê continuação do crescimento para 2019
O setor imobiliário fechou 2018 com resultados positivos: o volume financiado para aquisição ou construção de imóveis avançou 15%, segundo a Abecip (Associação das Entidades de Crédito Imobiliário).
Somente os lançamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, como os desenvolvidos pela Qualyfast, subiram 24%, e ainda são 75% das novas unidades no mercado.
Um grande impulso pode ser visto no crescimento de 33% nos valores financiados com recursos da poupança, o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que fechou o ano em R$ 57,4 bilhões. Já com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), muito usado no Minha Casa Minha Vida, o crescimento em 2018 foi de 2%, gerando R$ 60 bilhões.
Para 2019 as expectativas continuam boas. A retomada do crédito com recursos da poupança e o aumento de lançamentos mais caros em 2018 apontam para um retorno das classes médias ao mercado imobiliário. Além disso, a combinação de inflação e juros baixos, que trouxe bons resultados para o setor ao longo de 2018, deve continuar em 2019.
Fonte: Associação das Entidades de Crédito Imobiliário
Outras notícias


